News

Lino Villaventura no museu

Lino Villaventura no museu

por André do Val

07 de julho de 2025

O trabalho do estilista Lino Villaventura é o tema de uma exposição no Museu da Fotografia Fortaleza (MFF), em que 23 looks emblemáticos de quatro décadas de trajetória foram interpretadas por 12 fotógrafos de estilos e gerações diferentes, em curadoria de Denise Mattar e montagem de Guilherme Isnard. Com abertura em 16 de julho, e visitação gratuita a partir do dia 17, a mostra fica em cartaz até 19 de outubro.

Entre as peças em exibição estão a primeira costurada por ele 1975 e modelos recentes desfilados no São Paulo Fashion Week. Lino é paraense mas viveu por muito tempo no Ceará. A marca foi lançada oficialmente em 1982 em Fortaleza (CE), tendo como sócia até hoje Inez Villaventura. Desde 1999, Régis Vieira tornou-se o diretor criativo da marca.

Entre os participantes estão Bob Wolfenson, Cecilia São Thiago, César Dutra, Cris Vidal, Debby Gram, Fernanda Calfat, Gentil Barreira, Hick Duarte, Miro, Patricia Devoraes, Rogério Cavalcanti e Tripolli. “Essa mostra consolida a importância da fotografia para o meu trabalho através de imagens de alguns dos melhores profissionais do Brasil que, dentre outros, me deram a honra registrar meu trabalho com muita sensibilidade,“ comemora Lino Villaventura.

O Museu da Fotografia Fortaleza (MFF) foi inaugurado em 2017 e tem um acervo de mais de 2.500 obras de nomes como Henri Cartier-Bresson, Steve McCurry e Sebastião Salgado. O exposição cruza imagens ampliadas, vídeos e um traje interativo para intensificar a experiência sensorial das criações, que misturam tecidos tecnológicos com bordados manuais. Está presente também uma réplica do figurino dourado criado por para o show “Bloco na Rua”, de Ney Matogrosso, e o vestido original usado por Taís Araújo no Festival de Cannes.

SPFW © 2022. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por nox.