O estilista Tom Martins mostrou em sua coleção quatro looks feitos com técnica de biodesign elaboradas em parceria com a espanhola Paula Ulargui, que tem um projeto de investigação do cultivo na superfície têxtil. O resultado são criações vivas com plantas naturais crescendo sobre o feltro. Trata-se de uma ação com a marca Ypê para comunicar responsabilidade ambiental por meio desse tecido biodegradável. Matérias-primas, naturais, sustentáveis e responsáveis já fazem parte do repertório dele, principalmente no jeanswear que é um dos pilares da marca, como a sarja marmorizada que passa por lavagem com reuso de água e a viscose com fibras de reflorestamento,
Ele também sempre trabalha com formas amplas dos ombros e dos babados, que dessas vez vieram inspiradas nas formas das flores dentro de uma temática botânica, que também aparecem nas estampas de gardênias, peônias e rosas desenvolvidas pelo Estúdio Pareia. (E que também são a base das fragrâncias dos amaciantes que perfumou a sala de desfile.) Elas aparecem ainda em bordados de paetês e cristais maximimalistas, nos acessórios montados com peças garimpadas, nas papetes e nos cordões de óculos que são já conhecidos na sua oferta de mix de produtos.
Mas Tom Martins não é artista de um tema só, e acrescentou nessa salada referências à new wave e ao punk (em homenagem à estilista Vivienne Westwwood, morta em 2022) e estampas psicodélicas que misturam bichos de pelúcia e planetas. Ele não costuma seguir à risca o contorno corporal, como vemos nos puxadores que usou ao longo das roupas para redesenhar a silhueta, nos vestidos amplos assimétricos com barra de pelúcia, no contraste de escalas entre vários tipos de xadrezes na camisaria ou nas sobreposições com peças de manga super compridas. Muitos looks eram finalizados com um lenço grande e quadrado amarrado sobre o corpo.
FICHA TÉCNICA:
Direção criativa: Tom Martins
Styling: Anuro Anuro e Cacau Francisco
Beleza: Laura Lalaina
Trilha : Gabriel Brugnara
Direção de Desfile: Ed Benini
Vídeo: Protótipo Filme
Fotos: @agfotosite