Um dos maiores estilistas da história da moda vai ganhar uma série. Cristóbal Balenciaga é tema de um novo projeto da Disney+, que irá contar a história do costureiro espanhol que fez carreira em Paris e cuja marca até hoje é celebrada.
A série, que atualmente tem o título provisório Balenciaga, se estenderá por várias décadas, desde a Guerra Civil Espanhola até o início dos anos 1970, e será filmada em mais de 90 cenários na Espanha e na França. Segundo a Disney, o foco da narrativa é “a história de um homem que ousa desafiar sua condição social de filho de costureira e pescador, superando adversidades e desafiando convenções sociais em tempos de constante mudança. O público testemunhará a constante desconstrução e reconstrução das grandes perdas deste mestre: sua companheira de vida, sua mãe e seu país.”
Quem interpreta Cristobal é o ator madrileno Alberto San Juan. “Fazer parte deste projeto é uma honra e um desafio para todos. É quase como fazer três filmes em quatro meses, em diferentes idiomas e com um intervalo de algumas décadas entre o início e o fim. Resumindo: é uma emoção!”, disse o ator à imprensa internacional.
Nascido na Getaria em 1895, Cristobal era filho de um pescador e de uma costureira. Observando a mãe costurar, apaixonou-se pela moda e aos 12 anos começou a trabalhar como aprendiz em um ateliê de alfaiate. Em 1937 mudou-se para Paris, onde conseguiu abrir a sua própria Maison. Em poucos anos, graças ao seu extraordinário talento, revolucionou a silhueta feminina, jogando com formas lineares e rigorosas inspiradas na arquitetura, na arte de Velázquez e no flamenco. Não demorou para que suas criações conquistassem mulheres como celebridades como Grace Kelly e Jackie Kennedy, e inspirasse aspirantes a estilistas como Oscar de la Renta e Hubert de Givenchy. A lendária editora Diana Vreeland dizia que “quando uma mulher vestida de Balenciaga entra em uma sala, todas as outras desaparecem”.
A série, que por enquanto tem o nome de “Balenciaga”, está prevista para estrear em 2023.