Se você olhar para as pinturas de Caroline Zurmely você não imagina como essas imagens são feitas: com esmaltes. A artista americana recria cenas da imprensa dos tabloides dos anos 1990, oferecendo uma nova maneira do espectador olhar para essas imagens.
“Sempre me interessei em tirar uma imagem do contexto em que existia originalmente”, explica ela. “Gosto muito de ver fotos desse período. Essa foi a era da fotografia tabloide. Se olharmos mais de perto, os próprios itens que ela pinta – uma bolsa Chanel ou o anel de noivado azul safira da princesa Diana – são peças emblemáticas de uma época e de um universo: o círculo da alta sociedade, o glamour inacessível e uma espécie de conservadorismo que penetrava na cultura popular. “Minhas pinturas são muito brilhantes, mas quando você chega perto delas, elas são um pouco retorcidas”, diz ela.
Além de pinturas que focam em detalhes, como um par de sapatos, uma joia ou acessório, também há personalidades icônicas como a princesa Diana e a super modelo Naomi Campbell.
Caroline começou a pintar bem cedo, mas nunca se deu bem com tinta a óleo ou acrílica. O esmalte deu a ela uma liberdade: por ser um material inusitado, ela não precisava se ater a perfeição. Hoje, ela tem uma coleção com mais de 400 esmaltes em seu ateliê.