O papel de um diretor de desfiles é essencial na organização e apresentação desses shows. Eles ficam nos bastidores e não são pessoas conhecidas do público, mas seu trabalho é fundamental para que tudo dê certo.
Os diretores de desfiles são responsáveis por criar a visão geral do desfile, incluindo a atmosfera e a narrativa que serão apresentadas, de acordo com a visão e o desejo do diretor criativo da marca. Eles ensaiam as modelos e fazem a ponte com todos os outros profissionais envolvidos, como DJs, cenógrafos e iluminadores.
Conheça abaixo alguns nomes consagrados e novos que estarão à frente de desfiles do SPFW:
AUGUSTO MARIOTTI
Quais desfiles assina nesta temporada: Nessa temporada farei a direção das estreias da Artemisi e João Maraschin, e no último dia, do designer Gefferson Vila Nova.
Há quanto tempo dirige: Eu faço direção de desfiles desde 2005. Meu primeiro na direção foi do Reinaldo Lourenço.
O que é o mais importante quando se dirige um desfile?
Atualmente os desfiles ganharam uma nova importância para as marcas por causa das redes sociais. Eu tenho que pensar que, além do fotógrafo oficial, temos na plateia centenas de pessoas filmando um desfile de todos os ângulos para postar nas suas redes, portanto eu sempre penso também que a experiência do desfile deve ser criada para também ser vista de casa, por uma tela vertical dos celulares. Todo o storytelling do desfile: cenário, luz, trilha sonora, o casting e a forma como as modelos ocupam a passarela fazem parte do meu pensamento quando desenho um desfile junto com o estilista. Não é mais só sobre a experiência dos poucos convidados que estão ali (e são super importantes), mas dos milhares e até as vezes milhões que verão pela internet, de casa e querem viver a experiência completa de um desfile.
BILL MACINTYRE
Quais desfiles assina nesta temporada: Ângela Brito, Apto 03, Boldstrap, Handred, Led, The Paradise, Rocio Canvas, Foz, Forca e Walerio Araújo.
Há quanto tempo dirige: Há cerca de 15 anos… Não sei exatamente, porque comecei a assinar desfiles pequenos enquanto ainda era assistente do Zee Nunes.
O que é o mais importante quando se dirige um desfile?
Entender o DNA da marca e que história o estilista quer contar. Baseado nesses dois fundamentos básicos, eu começo a desenrolar as ideias pro desfile, qual recado a gente quer passar, ir atrás do melhor casting, trilha e cenografia.
CLAUDIO SANTANA
Quais desfiles assina nesta temporada: Marina Bitu, Sau Swim, Ronaldo Silvestre
Há quanto tempo dirige: 15 anos
O que é o mais importante quando se dirige um desfile? É atender 100% a expectativa da marca na direção como um todo.
ED BENINI
Quais desfiles assina nesta temporada: DePedro, Martins, Sou de Algodão (co-direção con Paulo Borge), Hist e Lino Villaventura.
Há quanto tempo dirige?
Que dirijo desfiles já tem uns 10 anos, mas até então fazia um ou outro e ficava mais em produção executiva. Estou há 11 anos como diretor de backsatge do SPFW, mas há três anos me dediquei mais a direção de desfile e com isso vieram alguns projetos em expressão como Meninos Reis, Studio 78, Fabiana Milazzo, Letícia Brostein e outros.
O que é o mais importante quando se dirige um desfile?
É muito importante entender toda a ideia, a essência. do projeto, da criação do estista e marca para conseguir transformar o sonho em realidade.
EDUARDO PEREIRA
Quais desfiles vai fazer nesta temporada: Dendezeiro e Ateliê Mão de Mãe
Há quanto tempo dirige? Desde novembro de 2021.
O que é importante levar em conta na hora de fazer um desfile?
É a sinergia entre o elenco, as roupas e a mensagem que queremos transmitir, destacar todo o potencial da coleção em um show. Minha abordagem valorosa, a criatividade e a coerência com a indentidade da marca, buscando sempre inovar numa narrativa visual cativante, numa passarela em que os movimentos e as expressões corporais reflitam a essência da coleção. Para que além da moda, contemos histórias na passarela. E sem sombra de dúvidas, uma equipe preparada e um bom planejamento são importantíssimos para realizar um desfile.
GABRIEL GUIMARÃES
Quais desfiles vai fazer nesta temporada: TA Studios e Santa Resistência.
Há quanto tempo dirige?
Faço parte da organização do SPFW há 15 anos e há um ano estou assinando direção de desfile no evento.
O que é importante levar em conta na hora de fazer um desfile?
O principal aqui é o desejo do estilista e da marca, levando toda sua criação para a passarela, apresentando o trabalho feito em várias mãos. Gosto de envolver toda a equipe da marca na criação do desfile, um trabalho em conjunto. Levamos para passarela o trabalho de meses da marca e expectativas de um coletivo.
NATHALIA DOS ANJOS
Quais desfiles assina nesta temporada: Rafael Caetano Brand apenas, como já coordeno as ações do Senac com o SPFW, só tenho fôlego pra um! Rsrs
Há quanto tempo dirige?
Fiz direção de pequenos desfiles, na televisão, em feiras internacionais e eventos mais comerciais pelo Brasil de 2007 a 2013.
Retomei na edição passada na estreia do Rafael Caetano do SPFW.
O que é o mais importante quando se dirige um desfile?
O alinhamento de arte e produção é fundamental: entender o conceito da marca, o que estilista deseja para aquela coleção e orquestra trilha, casting, catwalk, com o styling e organizações de produção como horários de backstage e ensaio. A direção precisa conhecer todas as etapas.
ROBERTA MARZOLLA
Quais desfiles assina nesta temporada: João Pimenta, Helô Rocha, Mateus Cardoso e Weider Silveiro.
Há quanto tempo dirige?
Estou desde o primeiro SPFW ou seja, 56 edições. E alguns anos antes disso já fazia desfiles também. No Início, não havia definição dos profissionais da Moda, porque não tinha demanda para isso. Fazíamos tudo, ou seja, dirigir um desfile, era entender profundamente de moda, de som e trilha, de styling, de funcionalidade de camarim, de cenário e tudo mais.
O que é o mais importante quando se dirige um desfile?
Hoje entendo que todo o aprendizado que tive me leva a entender que um desfile é como um show, uma alquimia, onde tudo tem que se misturar e dar seu recado. Tudo é importante, o conceito, a trilha, a beleza, o casting, o caminhar, a trilha, a vibe…..levar o público para o universo do estilista e da coleção. Para mim, manter a atenção de um público cada vez mais interessado é essencial. Por isso acho esse o ponto chave do show, é manter a platéia atenta e conectada a tudo. E eu acho que a emoção e o sentimento é essa chave, então sempre busco essa ligação. Contando tudo, mas tocando as pessoas.