O desfile de Weider Silveiro nessa edição da SPFWN59 começou com um barulho de ondas no mar na trilha sonora e imagens femininas da antiguidade e da cultura pop como Cher, Madonna e Joelma projetadas no telão. Foram elas que inspiraram o estilista no desenvolvimento de roupas que exploram visões variadas de feminilidade.
Ele tirou a ideia para as silhuetas de diferentes representações na história da arte das deusas do amor, da beleza e da fertilidade: Afrodite e as Vênus de Willendorf, de Milo e de Botticelli, trazendo novas propostas para o desenho de cinturas, contornos do quadril e do busto a partir de faixas aplicadas nas costuras, na armação das saias ou transpassadas.
Nem sempre as linhas das roupas acompanham as do corpo, e é nessa hora que fica evidente seu trabalho como designer na construção de estruturas e na experimentação do comportamento dos tecidos. Não é qualquer um que consegue fazer isso tão bem como ele.
Ele tem uma visão urbana da moda feminina, apesar a imagem sofisticada, ele é muito hábil na seleção de tecidos confortáveis, em especial a malha. Ele apresentou nessa temporada um jérsei de poliamida com ponto tipo Roma, que tem nós mais fechados e por isso fica mais estruturado (é muito usado em malhas usadas para alfaiataria por sua aparência de tecido plano, mas ainda com elasticidade.)
Outro material com personalidade urbana que ele transforma em looks sofisticados é o denim sem lavação, que apareceu numa calça balonê e um vestido-chemise.
Os cartela monocromática de cores é uma constante nas suas apresentações, e dessa vez veio em tons pastel: verde-menta, vermelho-cereja e rosa-claro. Suas criações são tão instigantes que têm chamado atenção até de uma pequena clientela masculina que se identifica com essas visões de feminilidade.
Weider Silveiro é atualmente um dos estilistas mais estabelecidos do line-up do SPFW, com uma longa trajetória de evolução que a gente acompanhou a cada temporada. Ele também é muito ligado na importância da passarela e na imagem de moda para a construção e planejamento de sua marca. Um ótimo exemplo de parceria longeva e bem-sucedida de estilistas com o SPFW nesses 30 anos de evento.
FICHA TÉCNICA
Stylist: Marcell Maia
Beleza: Helder Rodrigues
Direção: Roberta Marzolla
Bolsas: Ivy Bags
Sapatos: Alice Marques
Fotos: @agfotosite
Vídeo: Protótipo Filme