Sou de Algodão é um projeto especial da Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão) que se apresenta no SPFW e nesta temporada trouxe o tema “Trajetórias”, falando da importância da rastreabilidade na moda e reforçando a participação de produtores de algodão, indústrias têxteis (fiação, tecelagem e confecção) e estilistas na extensa cadeia de produção da moda.
Unindo sustentabilidade, inovação e design, o desfile coletivo trouxe 36 looks em preto, sendo seis de cada uma das seis marcas e estilistas que fazem parte do line-up do evento. Por meio de um programa de blockchain, a associação tem certificados de 82 fazendas de 61 produtores de fibras em seis estados brasileiros (Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Piauí ). Além disso, conta com seis indústrias têxteis (Cataguases e RenauxView, que trouxe os tecidos de camisaria; Santana Textiles e Vicunha, responsáveis pelo denim; Dalila, malharia; e a fiação Fio Puro.)
Com conceito desenvolvido pelo stylist Paulo Martinez, que definiu o preto como ponto de partida, vimos na passarela criações de Alexandre Herchcovitch, Aluf, Amapô, David Lee, Fernanda Yamamoto e Weider Silveiro. Cada um com sua assinatura criativa, mas trabalhando em torno do uso consciente do algodão como um valioso recurso de moda.
FICHA TÉCNICA
Vídeo: Protótipo Filme
Fotos: @agfotosite