No segundo desfile de hoje do projeto Sankofa, a gente viu o trabalho de Mônica Sampaio, fundadora da marca Santa Resistência. Vocês sabiam que a Mônica foi uma das pioneiras da engenharia elétrica da Varig e oficial do exército antes de lançar sua marca, aos 50 anos de idade? Mônica trabalha no esquema de slow fashion, conectada com o DNA do continente africano e a ancestralidade da mulher negra em diáspora, dando uma rica contribuição para a estética afro-brasileira. Nessa estação ela termina uma trilogia sobre o Recôncavo baiano, trazendo a história e a cultura de suas raízes.
A coleção “As Três Graças do Brasil” homenageia três mulheres protagonistas nos caminhos para independência do Brasil: a indígena Catarina Paraguaçu, a negra Maria Felipa e a branca Maria Quitéria. Em momentos diferentes da história do Brasil, atuaram ao lado dos pobres, dos indígenas, dos agricultores e das mulheres para defenderam a região do Recôncavo. Os três primeiros looks do desfile em verde sintetizam essa tríade, no vestido amazona de crochê e barra de franjas longas, com um cocar de folhagem também de crochê, o longo com muitas faixas de babados e a camisa também cheia de babados na frente usada com bota e boina.
O desfile foi editado por blocos de cores, e em seguida entraram os roxos e rosas, que aparecem como o verso dessa folhagem verde como nas Calatheas e depois como fundo de estampas de camafeu num vestido curto e entidades religiosas no cáftã de lurex. Ou ainda nos vestidos lisos (agora com menos babados e brincando com a silhuetas com alguns volumes localizados e assimetrias).
Depois entrou uma série de maior contraste, com uma estampa de azul com laranja em vestidos ou conjuntos de calça e quimono mais alongados na silhueta. Seguem alguns looks em azul bem vivo, em que se valorizam as texturas do trabalho artesanal do crochê, do felpudo e das franjas. Volta em seguida com um tie-dye de laranja, branco e preto, com opções em chemise e um com a cauda mullet. Para terminar com os looks pretos, primeiro com alguns flashes de amarelo ou laranja escapando nas dobras ou por baixo, nas meias coloridas. Depois em preto total, em que voltamos a olhar com mais atenção para os destalhes, como o tweed preto com fios dourados.
FICHA TÉCNICA
Beleza: Vult Cosmética
Design de estampas: Isabela Seifart
Crocheteira: Neusa Souza
Design têxtil: Mayra
Alfaiataria: Gefferson Vila Nova
Trilha: DJ Bieta