Em uma temporada de comemorações de 30 anos do SPFW, a presença de Ronaldo Fraga no calendário oficial da moda brasileira é um dos pontos altos da festa. Com várias apresentações memoráveis em sua trajetória, o estilista mineiro apresentou no Museu da Língua Portuguesa a coleção “Minas-Nascimento”, em homenagem ao gigante Milton Nascimento.
Seu desfile-procissão começou com crianças com asas de anjo e sorriso no rosto. O segmento infantil pode ser uma estratégia comercial, mas desse universo o estilista tira também a pureza, a inocência e a alegria que imprime em suas criações.
As propostas adultas que entram em seguida começam menos coloridas, com tingimento marrom, dourado e cobre sobre linho cru, representando o minério do estado, depois alguns looks em preto e branco. As cores aparecem a seguir, principalmente vermelho e azul, tanto nos desenhos quanto nos acabamentos artesanais que finalizam as peças.
O trabalho manual é outra bandeira que acompanha seu trabalho e foi desenvolvido em colaboração principalmente com comunidades mineiras mas também de Goiás e Santa Catarina. Esse aspecto enriquece a coleção com desenhos de paisagens e elementos da natureza feitos com bordados de linha ou em ponto-cruz. Vale destacar também as rendas tipo richelieu, as franjas e o crochê, que aparece em vários momentos, ora como detalhes ora por inteiro.
Ronaldo Fraga tem uma silhueta característica, curta e ampla, que ele constrói em grande variedade de materiais, do jeans ao tafetá. Nesse desfile teve um foco especial nas mangas volumosas, e uma oferta tanto de looks dramáticos em peça única como de peças avulsas que podem ser combinadas a sua maneira.
Nem um museu dedicado a língua portuguesa teria espaço para tantas palavras que podem descrever o primoroso trabalho de criação desse estilista que é parte essencial da história do SPFW.
FICHA TÉCNICA
Direção: Roberta Marzolla
Beleza: Marcos Costa
Styling: André Dalsegio
Trilha: Ronaldo Gino
Vídeo: Protótipo Filme
Fotos: @agfotosite