A estilista carioca Patricia Viera abriu a edição N54 com desfile no Iguatemi, onde ela acaba de abrir uma loja (a primeira em São Paulo), e também onde acontecem alguns dos primeiros desfiles de cada dia de SPFW (a maior parte do calendário, no entanto, está concentrada no Komplexo Tempo, o espaço de evento que fica em um galpão na Mooca, Zona Leste de SP).
Nessa estação, fez uma linha especial em colaboração com a Leather Labs, plataforma digital que facilita o acesso de profissionais e do consumidor final ao couro rastreado, certificado e com baixo impacto ambiental. O tema não é novidade pra estilista: desde 2019, Patricia Viera tem como compromisso criar suas coleções com 0% de desperdício. Todas as sobras de couro são reaproveitadas para compor mosaicos pelas artistas Natalia Reys e John de Souza que vão em peças que levam em média um mês em produção.
Esse efeito é evidente os recortes e trançados que ela usa como fio condutor dessa coleção, que é baseada no tratamento de brilhos e metalizados sobre o couro em vários tons, em peças que vão dos vestidos curtos e longos (peça inteira) a uma enorme variedade de separates (calças, bustiês, jaquetas e casacos). Uma aula de como a manufatura é um fator importante para elevar a roupa, a coleção e a marca ao status de luxo, sem competir criatividade e sustentabilidade.
No novo espaço que fica no piso térreo do shopping Iguatemi, Patricia Viera vai mostrar a linha de prêt-à-porter apresentada no desfile, a parceria com a Leather Labs e também as linhas sob medida, festa e noiva, que podem ser encomendadas com horários agendados. E ainda peças desenvolvidas com a ong Orientavida, que capacita mulheres em situação de vulnerabilidade. E ela divide espaço na loja com a marca carioca de decoração e mesa posta FerDan Home Decor e que também oferece alguns itens em couro, como almofadas, pufes e cortinas.
Styling: Felipe Veloso