Entre os desfiles da manhã no Iguatemi e o resto na tarde no Komplexo Tempo, Lino Villaventura levou os convidados a conhecer o novo prédio do C6 Bank na avenida Nove de Julho, em São Paulo. Com o sol que fazia no início dessa tarde de sexta-feira, o andar vazio ocupado para o desfile ficou com cara de galeria de arte.
Não deixa de ser algo parecido… Lino não costuma explicar muito suas coleções, e cabe a plateia observar cada detalhes de suas costuras para apreciar o que ele faz de melhor, que é o trabalho de construção manual. Por isso mesmo os desfiles acabam tendo uma unidade, mas que desta vez se destacaram talvez pela nova locação fora da sala de desfiles ou pelos comprimentos mais curtos e as cores mais acesas dessa estação.
Os vestidos pareciam pétalas por conta das pontas irregulares dos recortes costurados na barra que já são parte de sua assinatura criativa mas também numa saia plissada que pareceu uma novidade. Os zíperes esportivos aparentes ajudaram a refrescar a imagem de algumas peças. Já os paetês sinalizaram os looks mais festivos e de noite.
Começou com uma série de brancos e prateados, e aos poucos foi inserindo cores em looks monocromáticos todo vermelho ou azul-ciano, ou multicolorido nas rendas e nos patchworks, passando pelos metalizados (dourados e acobreados) até chegar nos looks pretos do final. Muito lindos os casulos do final: um em jacquard em tons pastel e outro em plissado nas cores das plumas de um pavão.
Foi uma de suas melhores coleções masculinas, e rendeu looks mais completos de camisa, calça e jaqueta (nada simples, todo cheio de texturas), a camiseta com gola alta e mangas bordadas e uma linda camisa branca com calça preta ampla de pregas e algo que parecia um colete metalizado todo desconstruído. Tinha também macacões bem fechadões e outros tão recortados que pareciam flutuar.
Lino pede sempre uma trilha sonora dramática pras seus desfiles, faz parte de sua narrativa. Dessa vez acabou a luz do prédio no finalzinho da apresentação e as modelos finalizaram sem som, que acabou valorizando ainda mais os delicados detalhes de suas criações. Os aplausos preencheram o silêncio logo em seguida.