João Pimenta começou e ganhou destaque na moda brasileira fazendo coleções masculinas, e com o tempo transformou seus desfiles em espaço para debates sobre as questões de gênero e também políticas e sociais. Ele sempre cria imagens de muito impacto na semana de moda, com um trabalho bem especial de manuseio de tecidos.
Nessa edição N53 ele mostrou uma coleção toda em preto em que a riqueza das texturas que funcionavam para valorizar o estudo de formas. João é habilidoso na construção que mistura técnicas pré-estabelecidas que definem as diferenças do guarda-roupa feminino e masculino, mas que na sua mão ganham outro sentido.
São muito fortes as imagens dos paletós que descem como saias, ou nas sobreposições de casacos sobre vestidos ou calças amplas pregueadas, que a cada passo dos modelos nos aproximava de um universo de detalhes em torno da estrutura e o toque dos tecidos, as costuras, as transparências, os brilhos e os bordados. A base dessas composições era uma renda preta, que aparece também nas meias usadas com papetes, coturnos ou stocking boots com salto alto e meia pata.
Só de de perto dá pra ver melhor as texturas dos ternos, como a onça em veludo devorê, as lantejoulas transparentes, o pied-de-poule monocromático, o couro tipo croco ou o trench de veludo bordado com passamanarias. Outros recursos eram mais evidentes, como os desenhos de esqueletos feito com correntes, alfinetes e bordados de metais. Tem um hibridismo também do formal com o esportivo, com boas opções de jaquetas, mais rígidas como a de feltro com zíper, bem leves como a corta-vento longa ou protetoras como o colete acolchoado. Os hábitos pretos, as anquinhas a armação de crinolina deram um ar monástico e medieval, reforçados pela trilha.
FICHA TÉCNICA
Estilo: João Pimenta
Styling: Vera Sala e equipe João Pimenta
Casting: Kledir Salgado
Beleza: Wilson Eliodório
Direção do desfile: Lael Moura
Trilha: Fernanda Maia
Modelagem: Marcia Cristina de Almeida
Piloteiras: Magna Aparecida de Alemeida Neto, Zeneide Brito Mendes
Alfaiata: Noel Alves da Silva
Passadoria: Vivalda Oliveira
Fotos: Marcelo Soubhia / Fotosite