“Áureo” é o nome da coleção da Apartamento 03 que encerrou o SPFWN54 com um pivô da cantora Liniker, que acaba de ganhar um Grammy. O ouro é citado como o ingrediente fundamental para a História do Brasil e também para outras histórias de resistência, como a da africana escravizada no Brasil chamada Kehinde, do livro “Um Defeito de Cor”, de Ana Maria Gonçalves. Outra citação é a Oxum, a orixá da riqueza espiritual e material que é representada coberta de ouro.
O estilista Luiz Claudio é um exímio pesquisador de materiais e de como eles se comportam em diferentes situações de uso. E o brilho do ouro apareceu um lindos bordados sobre as roupas, nos acessórios de cabeça retorcidos, e em looks inteiros dourados. Ou ainda no nylon tecnológico que repele água.
Em contraste com o brilho usa a textura de materiais como kanekalon (utilizado para fazer tranças de cabelos e que serviu de base para as tramas da coleção), palha de seda (no lugar de plumas, em aplicações localizadas), e linho marrom e branco com desenho de Ouroboros (a serpente que engole sua própria cauda, símbolo do ciclo contínuo da vida). Ele foi longe na experimentação com formas e modelagens, em ternos com ombros marcados e recortes sobrepostos, maxi casacos, vestidos de festa assimétricos e volumes localizados. Não há quem faça algo tão de luxo e tão criativo no Brasil hoje em dia.
As bolsas artesanais são feitas em parceria com a marca carioca Prebay, os acessórios que ele chama de afrocentrados foram desenvolvidos por Carlos Pena e Thiago Costa e os calçados pela designer Virgínia Barros. O coletivo Rendeiras da Aldeia, do projeto Entrelinhas, participou do desenvolvimento da renda renascença nas cores branca, vermelha e chocolate usada nas peças de alfaiataria.
FICHA TÉCNICA
Estilo: Luiz Cláudio da Silva
Pesquisa: Gilson Plano
Styling: Daniel Ueda
Beleza: Lu Safro e Mika Safro
Release: Deri Andrade (pesquisador, curador e jornalista)
Acessórios: Carlos Pena com pesquisa de Thiago Costa
Bolsas: Prebay
Sapatos: Virgínia Barros
Direção de Casting: Bill Macintyre
Trilha: Max Blum