O estilista Luiz Claudio da Silva mostrou no shopping Iguatemi a coleção da marca Apartamento 03 que mergulha na história pouco contada do pintor Estevão Roberto Silva, o primeiro artista negro formado na Academia Imperial de Belas Artes do Rio de Janeiro no século 19, de quem usou as naturezas mortas como base da estamparia.
Resgatou as técnicas de ateliê, construindo flores tridimensionais a partir de tecidos plissados ou com recortes a laser, ambos aplicados sobre camadas transparentes de capas e vestidos que pareciam flutuar sobre o corpo das modelos. Chamou a atenção também as peças com mais informação de moda, como o metalizado em Michelli Provensi ou os quadriculados em preto e branco.
Teve muitas peças com pontas assimétricas cortadas no viés na parte de baixo e pontas soltas de tecido nos acabamentos da parte de cima, e ainda as meias-saias amarradas na lateral e que ajudam a construir as camadas de seu trabalho. Vale destacar também as calças amplas e os macacões de festa.
A essa silhueta elaborada, acrescente ainda uma cobertura de detalhes miúdos, como os cristais bordados sobre crepe branco, as barras desfiadas ou os paetês acqua desenhando linhas orgânicas no corpo de Rita Carreira. E nos acessórios, arranjos de flores gigantes amarrados no pescoço e papetes e sapatos masculinos como opções de calçado. Uma homenagem a partir de uma história escassa, porém com interferências artísticas de alto nível.
FICHA TÉCNICA:
Estilo: Luiz Claudio da Silva
Styling: Dani Ueda
Beleza: Daniel Hernandez
Acessórios: Carlos Penna
Bolsas: O Jambu
Sapatos: Pura
Trilha: Max Blum
Vídeo: Protótipo Filme
Fotos: @agfotosite