Angela Britto abriu o sábado de desfiles do SPFW no shopping Iguatemi, onde acontecem os desfiles da manhã nessa edição do evento. A coleção “Crioula” trata da origem em comum e das respostas à colonização dos povos do Atlântico, como Brasil, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, conectados pela sociedade crioula.
Dessa miscelânea, nasceram expressões culturais únicas, e daí vem o mote dessa coleção. E Angela Britto conta essa nova história por meio dos volumes, inspirados nos acessórios que essas mulheres carregam na cabeça e no corpo.
De um vestido longo liso envelopado, fechado na frente com um alfinete, ela vai desdobrando as peças com formas e enchimentos inspirados no bombu mininu (amarração tradicional de Cabo Verde usada para carregar crianças no colo), fundindo roupas e acessórios.
Trabalha também com técnicas variadas: redendê do Nordeste, pánu di terá (pano de tear) de Cabo Verde e trabalho manual do capitonê, finalizando as produções com chapéus de cestaria.
As peças são aparentemente simples, de silhueta alongada, mas sempre com uma interferência como no colarinho assimétrico da camisa, as saias lápis com recortes vazados, as saias tipo avental amarradas lateralmente…
Foram 30 looks feitos de algodão, cânhamo, seda, viscose e couro em tons de bege, verde e marrom que representam a natureza seca. Os azuis representam os mares e os amarelos, o sol. A maioria monocromáticos salvo uma capa multicolorida.
FICHA TÉCNICA
Vídeo: Protótipo Filme
Fotos: @agfotosite