Ana Luisa Fernandes comparou o circo (de lona) ao “circo” da moda para falar do malabarismo que é o trabalho de uma estilista no Brasil nos dias de hoje, que vai dos aplausos efusivos no desfile ao contorcionismo dos bastidores. Uma tenda com 21m de diâmetro e construída com tecidos de acervo foi armada dentro de um galpão no Bom Retiro, um conhecido bairro de varejo de moda popular em São Paulo, para receber o respeitável público para mais uma apresentação da Aluf.
Uma das definições de circo é: “um espetáculo cultural permanente”, como a moda. E ambos demandam um longo processo de criação antes do clímax no picadeiro/na passarela. A temática esteve presente em vários elementos, como as listras largas da saia com cauda em Thai de Melo Bufrem e os pom-pons que finalizaram vários looks.
Teve uma inspiração nos anos 1980 nas formas, mas bem pouco literal, como no vestido-casulo coberto por mini-babados e com um mega laço de cetim no ombro. As golas foram um dos destaques, como o conjuntinho mídi em preto com várias camadas de babado no colo reproduzindo o desenho das cortinas, com a barra bordada com linha branca.
Deu pra notar também um foco nas cinturas (decoradas com anquinhas e peplum) e os diferentes desenhos de mangas, como a manga-sino de um casaco branco acinturado. Tudo cartela de cores com tons invernais de baixa saturação: vinho, bege e preto.
A coleção “Malabares” mostra um contraste de tecidos leves e fluidos, como o chiffon ou a organza rústica com aplicações do mesmo tecido em tiras franzidas; com tecidos encorpados, como as bases acetinadas da alfaiataria, o jacquard e as malhas de poliamida biodegradável.
Os acessórios também traziam referências circenses, como os casquetes, fascinators e voilletes na cabeça das modelos feitos em parceria com a marca Matilda. As bolsas em colaboração com a marca Nohma foram inspiradas na geometria do picadeiro. Os sapatos tipo boneca em veludo são da marca Blue Bird.
Tíquetes de inspiração vintage deram forma tanto aos convites, quanto a uma edição especial das etiquetas da marca. E apareceu também na forma de cintos e fivelas desenvolvidos com a marca de joias Luisa Schröder.
Uma coleção sofisticada, com uma proposta coesa e muita variedade de peças (faltou falar das ótimas calças amplas também!). Nem parece que deu esse trabalho todo!
FICHA TÉCNICA
Direção criativa: Ana Luisa Fernandes
Styling: Larissa Lucchese
Beleza: Mika Safro
Trilha: Las Fanfarronas
Malabaristas: Irmãs Cola
Cenário: Bora Cenografia
Fotos: @agfotosite
Vídeo: Protótipo Filme