Durante uma crise, muitas mudanças acontecem e as formas usuais de pensar e agir podem não ser mais úteis. Portanto, novas formas de pensar são necessárias e quando isso acontece, surge uma oportunidade para a criatividade.
Estamos vivendo coletivamente uma crise social devido a pandemia de COVID-19, que apesar de parecer estar mais sob controle, alterando rotinas diárias de pessoas e empresas, causou incerteza e ansiedade e perturbou economias de forma que ainda sentimos hoje seu impacto.
Mas as crises também coincidem com explosões de criatividade. Como as formas habituais de pensar e agir não são eficazes durante um período de grandes transformações, novas formas de pensar e agir podem surgir. Muitas ideias surgem da necessidade. Sir Isaac Newton criou a teoria da gravidade e Shakespeare escreveu Rei Lear em quarentena durante os tempos de peste.
“Não há dúvida de que a criatividade é o recurso humano mais importante de todos. Sem criatividade, não haveria progresso, e estaríamos sempre repetindo os mesmos padrões” – Edward De Bono, escritor e psicólogo
Na moda, na arte, no design, na tecnologia e em muitos outros campos, a criatividade é uma das ferramentas mais poderosas que temos para encontrar significado em qualquer circunstância. O neuropsiquiatra austríaco Viktor Frankl escreveu: “De certa forma, o sofrimento deixa de ser sofrimento no momento em que encontra um significado”.
Por isso, o SPFW como plataforma é um terreno fértil para que o pensamento criativo se mantenha estimulado em marcas de diversos tamanhos, estilos e regiões. Uma passarela não apenas é um lugar de lançamento de uma coleção, mas também um espaço de auto expressão e liberdade criativa, onde um artista ou uma marca pode ser sua essência na potência máxima.
Uma marca pequena com poucos recursos pode chamar atenção e ganhar relevância atráves de seu ponto de vista único, de como consegue trazer soluções com os recursos que tem e de que forma usa seu design para ser útil e inspirar.
Durante o SPFW N53 vimos muitos exemplos de marcas que mergulham fundo em sua identidade e trazem perspectivas originais que resultam em coleções ricas em ideias, dando ainda mais impulso e firmeza para essa geração da moda brasileira.