Uma coisa que chamou atenção essa semana foram as roupas de plantas no desfile da marca Martins.
Para isso, o designer da marca, Tom Martins, convidou a espanhola Paula Ulargui para fazer com suas roupas o mesmo experimento que criou no último ano da faculdade e que tem aplicado em marcas como Loewe, na semana de moda de Paris.
A roupa é feita com um material de fibras naturais que proporcionam o ambiente perfeito pra planta crescer dentro do tecido, com os nutrientes certos. Alguns tecidos são mais fáceis de implementar as sementes, outros exigem mais técnica.
Entre os desafios que a designer encontrou, foi entender o processo de crescimento das plantas no Brasil, que é diferente da Espanha, seu país natal. “Tivemos muitos desafios ao longo de quatro meses de trabalho, foram muitas pesquisas e testes pra chegar no resultado que vocês viram no desfile”, conta.
E o mais surpreendente é que Paula mostrou que isso é possível: plantas crescendo em roupas. E que o cuidado é fundamental para que elas durem e você possa continuar usando. Isso também traz muitas reflexões acerca da nossa relação com a natureza e da própria indústria da moda com o meio ambiente.
“Fico feliz que um projeto tão pessoal pra mim tem se transformado numa nova maneira da gente conectar com a natureza. O projeto tem recebido uma repercussão enorme e tenho trabalhado em colab com diversas marcas pelo mundo. E fiquei muito contente de vir para o Brasil trabalhar com a equipe do Tom e da Ypê”, finaliza Paula.